terça-feira, 8 de setembro de 2009

Arte Indígena







Na epóca do descobrimento, existia cerca de 6 milhões de índios. Depois dos tempos de matança, escravismo e catequização forçada, a população teve um grande decréscimo. Nos anos 50 , segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300.000. No total, quase 12% do território nacional, pertence aos índios.










Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca.













A arte se mistura a vida cotidiana. Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações . A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribo. A pintura corporal, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.
Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.

















Postado por:
ADRIANE RAMOS SOUSA

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Arte Indigena

Nosso Blog tratará sobre a Arte Indigena brasileira.
É um trabalho orientado pelo professor de Arte, Orley Silva do colegio Instituto Francisco de Assis (IFA).
Grupo composto por: Italo Garrido, Gessé Cristo, Lívia Prado e Adriane Ramos.

"No dia em que não houver lugar para o índio no mundo, não haverá lugar para ninguém." (Aílton Krenak ; do povo Krenak, de Minas Gerais)
Aqui você conheçerá a Arte Indígena Brasileira, terá a oportunidade de conheçer um pouco mais da cultura Indígena atravéz da arte."